A Modernidade causou o Holocausto?

Geralmente, os críticos da Modernidade e da Razão usam como argumentos para justificar o irracionalismo ou a adesão a ideias pós-modernas ou neoconservadoras os exemplos do Nazismo ou da Segunda Guerra (ou ainda dos Gulags soviéticos) para justificar o que chamam de “fracasso da razão”.

Bem, além de argumentar que o Nazismo foi uma ideologia fundamentalmente crítica ao projeto moderno (com raízes profundas no Romantismo de Sangue e Solo alemão do século XIX), também podemoslembrar que o argumento que atribui à modernidade (ou à razão, ou à ciência, ou a Darwin, etc.) a causa dessas catástrofes peca por ser uma falácia de causa espúria¹: o nazismo e a Segunda Guerra não foram causados PELA Modernidade, mas ocorreram NA modernidade. Qualquer um familiarizado com história sabe que genocídios e banhos de sangue não são invenções do século XX, mas sabe que eles estão profundamente arraigados ao longo da história humana.

Bem, além dessa impressão que quem é familiarizado com a história já tinha, hoje podemos quantificar isso, ainda que com alguma margem de erro. O historiador M. White procurou reunir e comparar “as piores coisas que já fizemos uns aos outros” e chegou ao seguinte resultado: quando ajustamos as mortes pela população mundial da época, chegamos à conclusão que a Segunda Guerra foi apenas a NONA pior catástrofe. O que choca, porém, é que a maioria delas foi feita sem bombas atômicas, apenas com flechas, lanças e cavalos.

Ora, ainda se poderia argumentar que, mesmo que as atrocidades do século XX não tenham sido causadas pela modernidade, sua simples ocorrência dentro de um momento que se pretendia “iluminado pela razão” é, no mínimo, uma prova de que “jamais fomos modernos”? Pode ser. Eu tenho, porém, outra hipótese: o apogeu do projeto moderno não ocorreu no século XIX ou na primeira metade do século XX, mas é agora que ele está se consolidando. Como indicador disso, podemos citar os 70 anos de Longa Paz² no mundo democrático ou o fato de que, pela primeira vez na história, a maioria dos habitantes da Terra vivem sob estados democráticos de direito.

¹Uma falácia de causa espúria é confundir correlação com causação: por exemplo, afirmar que o desaparecimento de piratas causa o aquecimento global, pois à medida que o número de piratas foi declinando, desde o começo do século XIX, a temperatura média do planeta começou a subir.

²Essa longa paz foi predita de forma genial pelo filósofo Immanuel Kant no século XVIII como efeito da democracia, do cosmopolitismo e do comércio.http://www.lusosofia.net/tex…/kant_immanuel_paz_perpetua.pdf

WHITE. “30 Worst Atrocities of the 20th Century”, 2004. Disponível em: <users.erols.com/mwhite28/atrox.htm>.

11227922_980020302029854_6174355220119665467_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s